terça-feira, 5 de maio de 2009

Do Zine para o E-Zine

Antigamente não muito tempo atraz, era de se encontrar zines de papel meio oficio divulgando trabalhos de bandas, ideologia, movimentos e afins, mas tudo que fosse underground. Recebíamos via correio ou iríamos ao encontro do responsável para adquirir um exemplar.
Não era de se esperar que com a evolução da tecnologia o zine tomasse uma certa mudança, lógico que seu principio em divulgar o alternativo continua o mesmo, o que mudou foi o formato usando a celulose de uma arvore, agora é digital enviado ao seu e-mail ou como link no profile do idealizador.
Recentemente acabei lendo dois E-Zines (Eletronic Zine) de uma tremenda qualidade e segue as dicas:

Na beira do Nada: Um manifesto digital se assim posso dizer, contem quadrinhos, informações sobre musica e sobre : S.H.A.R.P, SKA e também tirando o misticismo sobre Skinheads, explicando o que realmente é ou deveria ser até hoje Skinheads.
È fascinante como a Anne Anarch descreve seu editorial e como transmite de uma forma clara e certeira as informações e ideologias.

http://www.4shared.com/file/102361126/3ffee891/NA_BEIRA_DO_NADA_01.html

Flores do lado de cima: Um Zine voltado para o lado soturno, contem informações sobre a literatura fantástica, poesia, contos, musicas, divulgações de blogs e sites que realmente possam valer a pena “navergar” sobre eles!
Flores do lado de cima mostra o verdadeiro lado soturnista, melancólico e enigmático, esquecendo a estética que hoje é utilizado no universo, gótico e soturnista.

http://rapidshare.com/files/227575398/flc-07.pdf


Bom, eu poderia passar o dia falando destes dois E-Zines, pois o trabalho de ambos são fascinantes, mas, fica o link para o download de cada zine. Acredito que sera uma leitura muito agradável.

Dih Smith

Um comentário:

COLETIVO ALMA SUBVERSA disse...

Valeu pela força...seu blog é muito bom.

@BJS